código de ética
Mensagem da Diretoria

Uma empresa constrói-se a partir de esforços coletivos, de desejos de progresso aliados a uma missão. Uma empresa é constituída de saberes diversos, de cultura, de identidadeque se constitui e que se desenvolve a partir do agir individual que se projeta para o bem e para o progresso de uma coletividade. A TELLUS iniciou as operações em 1996focada no mercado de Ortopedia e diante da necessidade de os cirurgiões terem acesso a produtos tecnológicos que colocassem a medicina brasileira nos mesmos patamaresda medicina mundial, tratando melhor os pacientes. A Tellus sempre trabalhou com produtos importados de última geração e é parceira das principais empresas do seguimento no mundo. A partir disso, ela se construiu, crendo ser possível o encontro com parceiros de qualidade reconhecida. Além disso, acreditou em que esses parceiros estariam não só fora da empresa, mas no interior de sua estrutura, com seus colaboradores. A história construída pela TELLUS foi possível pela força do trabalho íntegro de cada colaborador, que incorpora, em suas atitudes diárias, a missão, a visão e os valores preconizados pela empresa. Assim, a identidade da TELLUS é resultado do fazer individual que agrega na coletividade e que garante que a empresa seja vitoriosa em seus objetivos.

1. Introdução

Este Código de Ética e de Conduta apresenta orientações sobre como conduzir nossas atividades profissionais em conformidade com as melhores práticas internacionais deCompliance. Ele se aplica a todos os colaboradores, sejam eles sócios, diretores, empregados, bem como a terceiros que à empresa estejam vinculados. Espera-se que todos incorporem suas orientações em seus respectivos afazeres diários com o fim de que o mais elevado padrão ético seja a marca de nossa empresa.

2. Missão da Tellus

Prover a melhor tecnologia para tratar melhor os pacientes.

3. Visão

Ser a melhor empresa do mercado, que provê as melhores e as mais eficazes soluções para a cirurgia.

4. Valores

Nosso valor está sempre pautado em proporcionar o melhor tratamento para que o paciente viva melhor e que possa estar sempre ativo. Valorizamos nossos funcionários e pautamos nossas ações na responsabilidade.Temos como premissas:Trabalho e Organização – Foco e Dedicação – Persistência e Resultado. Acreditamos e atuamos segundo as regras de Nosso Compliance Interno respeitando as leis e as obrigações do Brasil. Nossa responsabilidade final é com o paciente para que ele tenha acesso ao melhor tratamento que se possa proporcionar.

5. Princípios Éticos

Os seguintes princípios éticos fundamentam a empresa e, consequentemente, as ações dos colaboradores da TELLUS:
• Ética;
• Qualidade;
• Responsabilidade;
• Comprometimento;
• Condições dignas de trabalho;
• Transparência;
• Sigilo;
• Legalidade.

6. Como decidir de forma ética

Antes de tomar decisões a respeito de qual conduta é mais adequada, deve-se ponderar:
• Estas ações estão em conformidade com a legislação?
• Estas atitudes estão de acordo com este Código de Ética e de Conduta, bem como com as normas éticas da TELLUS?
• As atitudes são coerentes com os Valores e Princípios Éticos da Empresa?
Se as respostas a essas perguntas forem negativas, o comportamento em questão é INAPROPRIADO. Não sabendo se uma atitude está de acordo com as normas éticas, pergunte!

7. Condutas Éticas

Partindo dos princípios éticos preconizados pela Tellus, o colaborador presta o compromisso de agir conforme o exposto abaixo, que é pautado nos princípios éticos que foram expostos anteriormente.

ÉTICA

• Agir com foco na missão almejada pela Tellus;
• Compreender a relevância do agir assertivo na empresa, com outros colaboradores, e no relacionamento com os parceiros da Tellus;
• Ser claro e evitar ambiguidades no agir e no falar;
• Respeitar a hierarquia da empresa;
• Divulgar conhecimentos que conduzam ao alcance da missão e dos objetivos da Tellus;
• Registrar, por escrito e de forma clara, todas as informações pertinentes aos negócios da Tellus.

QUALIDADE

• Apresentar aos nossos parceiros sempre um produto de qualidade;
• Buscar produtos que superem a qualidade mínima estabelecida pelas normas e pelas legislações;
• Prestar atendimento que fidelize nossos parceiros;
• Atender nossos clientes de forma profissional e ágil, valorizando os interesses dos nossos parceiros e buscando soluções para as suas necessidades;
• Conhecer os produtos oferecidos pela empresa;
• Estudar os objetos com os quais a Tellus trabalha, bem como o seu contexto de aplicação.

RESPONSABILIDADE

• Oferecer produtos que sejam adequados aos casos concretos, pensando sempre no bem-estar dos pacientes que os receberão;
• Ser pontual em compromissos com os clientes e com a empresa.

COMPROMETIMENTO

• Prestar atendimento eficaz, buscando soluções rápidas e satisfatórias para os clientes;
• Comprometer-se com o atendimento que é possível ser feito, sem prometer algo que não seja possível de ser executado.

CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO

• Desenvolver relações pautadas na urbanidade para que haja um ambiente de trabalho saudável;
• Não admitir qualquer tipo de assédio;
• Respeitar os direitos e os deveres trabalhistas;
• Cultivar relacionamentos de cordialidade, procurando resolver desentendimentos;
• Não induzir ninguém a erro, causando-lhe prejuízo;
• Não praticar qualquer tipo de discriminação, seja através de atos, seja através de palavras, como piadas ou ofensas;
• Não reproduzir boatos;
• Não praticar assédio moral e sexual;
• Não acessar ou transmitir, através dos recursos da empresa, conteúdo inadequado ao ambiente profissional;
• Cuidar do patrimônio da empresa como se seu fosse.

TRANSPARÊNCIA

• Não praticar nenhuma conduta desleal na condução dos nossos negócios;
• Fornecer informações claras e completas a todos os que estabelecerem relacionamento com a empresa, observando, porém, as normas internas de sigilo e confidencialidade de informações;
• Cientificar-se de que todas as informações prestadas não produzam nenhuma ambiguidade;
• Assumir prontamente erros cometidos para que possam ser solucionados o mais rápido possível;
• Apresentar produtos de forma verdadeira e honesta;
• Manter relacionamentos honestos com fornecedores e com parceiros.

SIGILO

• Manter as informações de fornecedores e de parceiros em sigilo;
• Não divulgar informações de maneira indevida;
• Não divulgar informações da empresa para as quais seja necessário o sigilo;
• Proteger os dados sigilosos da empresa, não permitindo a veiculação de qualquer informação, que possa causar prejuízo aos envolvidos;
• Respeitar as informações sigilosas de parceiros e de fornecedores, evitando a divulgação de dados em desconformidade com as normas contratuais;
• Discutir negócios apenas com os seus envolvidos;
• Não compartilhar senhas com outros colaboradores.

LEGALIDADE

• Adotar práticas que inibam qualquer ato que esteja em desacordo com os valores preconizados pela Tellus;
• Respeitar os Direitos Humanos;
• Cumprir as leis, as normas e os regulamentos do país;
• Não violar a Lei Anticorrupção em seu proceder;
• Prevenir e combater todo o tipo de ato em desconformidade com os padrões éticos;
• Legitimar ações que busquem a prevenção e o combate a todo o tipo de atitude ilícita, como recebimento de vantagem pessoal ou privilégio, lavagem de dinheiro, fraude, entre outras;
• Realizar condutas de acordo com os preceitos deste Código de Ética e de Conduta bem como de outras normas éticas da empresa;
• Conhecer a legislação que envolve as atividades profissionais específicas de sua área;
• Conhecer e cumprir as normas da Tellus;

8. Condutas Proibidas

• Agir em desconformidade as disposições desse Código de Ética e de Conduta;• Praticar os ilícitos descritos no artigo 5ª da Lei Anticorrupção – Lei 12.846/2013;• Usar o nome da Tellus para obter benefício para si ou para outrem;• Solicitar, receber, oferecer, prometer ou aceitar qualquer tipo de cortesia ou brinde: presentes, gratificações, viagens, convites para passeios, entre outros;• Receber qualquer cortesia, no relacionamento com agentes públicos, com ocupantes de cargos políticos, bem como de seus respectivos partidos políticos;• Conceder brindes a parceiros ou a fornecedores;• Negociar em caso de conhecimento de informações privilegiadas;• Combinar preços com concorrentes;

9. Comunicação e Desvios Éticos

Este Código de Ética e de Conduta vincula todos os colaboradores. Assim, é fundamental que as condutas a serem seguidas sejam claras. Muitas vezes, contudo, em nossas situações cotidianas, enfrentamos circunstâncias que causam dúvidas a respeito da resposta ou da condução a dar.

Assim, a TellusRio oferece um Canal de Denúncias, que é o canal de comunicação entre o colaborador e o Comitê de Ética. Ele está sempre disponível aos colaboradores. Para solucionar qualquer dúvida ou para fazer alguma denúncia, acerca de violações as normas éticas na TellusRio, o colaborador deve enviar mensagem através do seguinte site: https://www.complianceapp.com.br/tellusrio/denuncias.

É importante ressaltar que a identidade do colaborador que usar esse recurso tem proteção fundamentada no compromisso ético com a confidencialidade. Além disso, a TellusRio não tolera qualquer tipo de retaliação e busca os meios de preveni-la.

OBRIGATORIEDADE DAS CONDUTAS ÉTICAS

O Cumprimento deste Código de Ética é obrigatório. Por esse motivo, é importante que todos os colaboradores:
• conheçam-no;
• apliquem-no;
• saibam que o descumprimento pode gerar sanções: desde medidas disciplinares até o término da relação de trabalho;
• saibam que o descumprimento do Código de Ética que ferir a legislação pode gerar também responsabilidades civis, penais e administrativas.

DESCUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA

O descumprimento do Código de Ética pode gerar sanções disciplinares previstas em normas internas. O rol de atitudes obrigatórias previstas no Código de Ética e de Conduta é exemplificativo, ou seja, não esgota todas as possíveis questões éticas envolvidas em nosso trabalho e não limita a Tellus na aplicação de medidas disciplinares. Estas são pautadas pelas normas da empresa e não ferem, de forma alguma, a legislação pátria.

Disposições Finais

Situações não previstas neste Código serão avaliadas pelo Comitê de Ética e de Conduta, que tomará as medidas necessárias para solucionar e para dar a resposta adequada à situação. Sendo necessário, o Código de Ética e de Conduta pode sofrer alterações, que serão deliberadas pelo Comitê.
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